Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS - UNIVALI - MESTRADO E DOUTORADO


Aniversariantes do Mês


 


Vanessa Duarte Claudino 04/ago
Richie Mac Donald 05/ago
Iandra Holzmann 09/ago
Pâmella Cristine Duarte 11/ago
Elaine Cristina Kormann 15/ago
Elisa Dalmora Muller 17/ago
Talita Elisa Berté 17/ago
Silvia Aparecida Ramos 18/ago
Gislaine Francieli da Silva 21/ago
Elaine Watanabe 22/ago
Pedro Eriberto Bretzke 23/ago
Juliana Paula de Souza 24/ago
Alexandre Bella Cruz 27/ago
Liliani Carolini Thiesen 29/ago
Priscila Martins 30/ago

ENCONTRO INTERNACIONAL DE NANOTECNOLOGIA

ENCONTRO INTERNACIONAL DE NANOTECNOLOGIA

Data: 12 E 13 DE AGOSTO DE 2013

http://www.itehpec.org.br/2013/07/05/inscreva-se-no-encontro-internacional-de-nanotecnologia/



- São Paulo – 12 e 13 de agosto -

O ITEHPEC (Instituto de Tecnologia e Estudos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) e a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) promovem o II Encontro Internacional de Nanotecnologia em Cosméticos “A Nanotecnologia como fator de competitividade das empresas”, que será realizado nos dias 12 e 13 de agosto de 2013, em São Paulo.

O Encontro vai reunir elementos para a construção de diretrizes para o desenvolvimento da nanotecnologia. Na oportunidade, será produzido documento de referência em nanotecnologia para cosméticos, consolidando os aspectos relevantes apontados pela indústria do setor. O texto final será encaminhado para as autoridades governamentais com o intuito de subsidiar a construção de políticas adequadas para o desenvolvimento da nanotecnologia.

Dentre os assuntos abordados, podemos destacar: o contexto nacional e internacional da nanotecnologia; tendências e competitividade das empresas nacionais; processo de escalonamento; caracterização e segurança dos nanomateriais; perspectivas técnica e regulatória nos mercados europeu e norte-americano; prospecção de patentes e aplicações da nanotecnologia na indústria cosmética de protetores solares, perfumes, maquiagens e embalagens.

Presença confirmada do Prof. Dr. Hatem Fessi, um dos pioneiros no campo da nanotecnologia e autor das primeiras patentes em cosmética. Atualmente é professor de Farmácia da Universidade de Lyon e pesquisador do Laboratório de Automação e Engenharia de Processos Hatem Fessi, especializado em vetorização, ou seja, nos “meios de transporte” de ingredientes ativos.

 


Caro(a) Colega,

Estamos nos preparando para a 11ª edição da Jornada Paulista de Plantas Medicinais que será novamente realizada na cidade de São Paulo, de 6 a 9 de novembro de 2013. Como evento paralelo, ocorrerá também o 1º Congresso Paulista de Fitoterapia, organizado pela diretoria da APFIT – Associação Paulista de Fitoterapia. Realizaremos, ainda, o 1º Encontro Paulista de Estudantes de Farmácia, promovido pela Coordenação do curso de graduação da Uniban, que pretende congregar estudantes de Farmácia de todas as instituições paulistas num amplo debate sobre temas técnicos e profissionais.

INSCRIÇÕES E ENVIO DE RESUMOS
As inscrições já estão abertas!
Inscreva-se aqui! Você tem até o dia 25 e agosto para se inscrever obtendo o primeiro e maior desconto!
Lembramos que resumos serão aceitos somente até o dia 10 de agosto. Veja as
instruções para envio.

Acesse nosso site para mais informações: http://eventus.com.br/jppm/

Atenciosamente,
Secretaria

11ª Jornada Paulista de Plantas Medicinais, 1º Congresso Paulista de Fitoterapia e
1º Encontro Paulista de Estudantes de Farmácia
6 a 9 de Novembro de 2013 – São Paulo – SP
Local: ANHANGUERA – Unidade Vila Guilherme
R Maria Cândida, 1813
 
eventus.com.br/jppm

Caso você não queira mais receber avisos sobre o evento em questão, por gentileza, responda a esse email com a palavra “remover”.

Eventus - Planejamento e Organização 
R. Marquês de Itú, 408, cj. 34/35, cep 1223-000 , São Paulo, SP  
Telefone: 55 (11) 3361 3056
jppm@eventus.com.br

Desafios para o acesso a medicamentos inovadores


 
 
imagem

                                                                                                                                               04 de julho de 2013

 
 
Boletim nº1
Desafios para o
acesso a 
medicamentos inovadores
imagem

s debates sobre o marco regulatório sanitário e a propriedade industrial vêm ganhando cada vez mais destaque com relação ao acesso da tecnologia de fármacos e medicamentos à sociedade. Sobre a questão, o 1º vice-presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (Abifina), Nelson Brasil, que irá participar do debate no painel “Marco regulatório e Propriedade Intelectual”, aponta os principais obstáculos enfrentados.

Regulado pela Lei da Propriedade Industrial (Lei nº 9.279/96), as patentes concedidas aos laboratórios farmacêuticos possuem vigência de 20 anos após o depósito de pedido no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Apesar disto, um dispositivo expresso pelo parágrafo único do artigo 40 permite que este prazo seja estendido, devido ao atraso na análise desses pleitos.

A exclusividade de mercado prolongada para as indústrias proprietárias de patentes prejudica o mercado de genéricos impedindo, assim, a produção de medicamentos mais baratos para o acesso da população pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, também pode comprometer a continuidade da produção de medicamentos relevantes.

Para Nelson Brasil, o dispositivo do artigo 40 prejudica profundamente a política de genéricos no País já que um medicamento patenteado pode ter exclusividade de mercado por 30 anos ou mais. “A exigência de dez anos de exclusividade após a concessão da patente constitui uma postura que não é requerida por TRIPs e se constitui em um problema com profundos reflexos nos orçamentos públicos, em prejuízo da sociedade e do SUS”, afirma
.

 


Inscrições: www.ipd-farma.org.br
Coordenação: Mariana Sandroni - Tel (21) 3077-0800
mariana.sandroni@ipd-farma.org.br

 

 

 

imagem