Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

CAPES - Acesso as Novas Bases de Dados na UNIVALI


Sabia que agora a UNIVALI tem acesso a novas bases de dados, liberadas pela CAPES após a AvaliaçãoTrienal dos Programas de Pós-Graduação stricto senso?
Acesse o link ao Portal da CAPES na homepage da Biblioteca e pesquise em:

1.    American Society for Testing and Materials (ASTM): Base de dados de normas técnicas que permite também o acesso à Digital Library ASTM cujo acervo é composto de 6 periódicos, 1.500 publicações técnicas especiais, 60 manuais (informações práticas) e 7 monografias (informações técnicas avançadas). Atende às áreas de: Ciências Biológicas (Geral), Ciências da Saúde (Geral), Ciências Agrárias (Geral), Engenharias (Geral). O acesso pode ser feito pelo Editor American Society for Testing and Materials na opção Buscar Periódico ou na opção Buscar Base.
2.    Chemical Abstracs Service (CAS): Permite acesso à base de dados refencial SciFinder Scholar, versão online do Chemical Abstracts. Cobre as áreas de Química Orgânica, Química Inorgânica, Físicoquímica, Química Analítica; Engenharia Química, Processamento de Petróleo, Tintas, Revestimentos; Engenharia Sanitária, Poluição do Ar e da Água, Tratamento de Resíduos; Ciências Ambientais; Farmacologia, Toxicologia; Medicina Experimental; Biologia Celular e Molecular, Genética, Genoma, Proteoma; Bioquímica, Microbiologia, Enzimologia; Alimentos; Física, Química e Engenharia de Materiais, Polímeros, Elastômeros, Ligas, Cerâmica. O SciFinder congrega seis bases de dados: CAplus  e Registry, que indexam registros desde 1907 até o presente; Chemical Reactions, que possui registros desde 1840 até o presente; Substâncias Químicas Regulamentadas com registros desde 1778 até o presente; e as bases CHEMCATS e MEDLINE (Saúde). O acesso pode ser feito pela opção Buscar Base, mas está condicionado ao cadastramento dos usuários da instituição que desejam consultar a base (para o cadastro é preciso que o usuário possua um e-mail institucional).
3.    Cold Spring Harbor Laboratory Press (CSHLP): Permite acesso à publicação Genome Research, ISSN 1088-9051, desde 1991 até o presente que tem como pesquisas na área de biologia genômica de todos os organismos, incluindo avanços em medicina genômica. Atende às áreas de Ciências Biológicas como bioquímica, biofísica, citologia e biologia celular, histologia e genética. Nota: Acesso pelo editor HighWire Press ou pelo título da publicação na opção Buscar Periódico.
4.    Academic Search Premier (ASP): Oferece acesso a referências e resumos de mais de 8 mil periódicos e acesso a texto completo de mais de 4 mil periódicos, incluindo mais de 3,5 mil títulos peer-reviewed. Oferece, além dos textos completos, informações em várias áreas acadêmicas relacionadas. Trata-se de uma base multidisciplinar referencial e de texto completo. O acesso pode ser feito pela opção Buscar Base
5.    Clinics Collection (Elsevier): Coleção de 55 periódicos que fornece análises de temas incluindo o diagnóstico e a terapia, novos materiais e novos equipamentos. Contém comentários nos tópicos da especialidade ou subespecialidade e o estado da arte sobre um aspecto específico do tema. Atende as áreas de Ciências Biológicas e Agrárias em geral e Ciências da Saúde com foco em medicina, enfermagem, odontologia. O acesso pode ser feito pelo editor Science Direct na opção Buscar Periódico ou pelo nome da coleção na opção Buscar Base.
6.    Science Direct: A Science Direct é uma base multidisciplinar de texto completo de mais de 2.500 periódicos e 1.500 livros eletrônicos. Permite acesso a publicações da Elsevier e de sociedades científicas parceiras e possui atualização diária. As coleções disponíveis para o Portal de Periódicos desta base são: Freedom Collection (permite acesso a mais de 2.000 periódicos de diversas áreas do conhecimento), Cell Press (com 9 periódicos especializados em ciências da saúde), Clinics of North America (área de saúde), Masson Collection (172 periódicos médicos em francês) e a Doyma Collection (60 periódicos médicos em espanhol). Estão disponíveis também as enciclopédias Encyclopedia of Social Measurement (SOME) e International Encyclopedia of the Social & Behavioral Sciences (IESBS) da área de ciências sociais. Cobre as áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Letras e Artes. O acesso pode ser feito pelo editor Science Direct na opção Buscar Periódico ou pela opção Buscar Base.
7.    Scopus: A Scopus é uma base de resumos e referência multidisciplinar que indexa mais de 15.000 títulos de periódicos, anais de conferências, publicações comerciais (trade publications), séries de livros, páginas web de conteúdo científico (reunidos no Scirus) e patentes de escritórios desde 1960 até o presente. Oferece funcionalidades de apoio à análise de resultados (bibliometria) como identificação autores e filiações, análise de citações, análise de publicações e índice H. O acesso pode ser feito pela opção Buscar Base.
8.    Emerald: Permite acesso aos textos completos de 217 periódicos referentes aos temas: Contabilidade e Finanças; Matemática Computacional; Economia; Gestão da Educação; Gestão de Saúde; Gestão de Recursos Humanos; Gestão do Setor Público e da Indústria; Gestão da Informação e do Conhecimento; Comércio Internacional; Gestão de Qualidade; negócios; Ciência e Engenharia de Materiais; Política; Sociologia e Antropologia; Turismo e Hotelaria. Abrange artigos desde 1988 até o presente. O acesso pode ser feito pelo editor Emerald na opção Buscar Periódico ou pela opção Buscar Base.
9.    JCR – Journal Citation Reports: Base de dados multidisciplinar que permite avaliar e comparar periódicos utilizando dados de citações extraídas de artigos indexados nas bases de dados da editora Thomson Reuters. Essa ferramenta permite verificar os periódicos mais citados em determinada área e a relevância da publicação para a comunidade científica por meio do fator de impacto. Pode ser acessada pela opção Buscar Base.
10.  Nature: Permite acesso ao texto completo das publicações editadas pela Nature, que compreende diversos campos da ciência e tecnologia de forma multidisciplinar, compreendendo 16 publicações com foco em Ciências Biológicas (genética, citologia e biologia celular, histologia, microbiologia, imunologia), Ciências da Saúde (medicina, neurologia), Engenharias (engenharia química, sanitária e biomédica), Ciências Exatas e da Terra, Agrárias e Ambientais. O período de acesso varia desde 1997 até o presente. O acesso pode ser realizado pela opção Buscar Periódico pelo editor Nature ou pela opção Buscar Base pelo título Nature.
11.  Wiley: Estão disponíveis 1.206 títulos em texto completo pela Wiley-Blackwell com período de acesso variando desde 1800 até o presente nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, com foco em administração, economia, contabilidade, estatística, ciência da informação, direito; Ciências Humanas; com foco em educação e psicologia; Ciências Exatas e da Terra; com foco em matemática, química, física, astronomia e geociências; Engenharias, com foco em engenharia química e de materiais; Ciências da Saúde e Medicina e Ciências Agrárias, com foco em medicina veterinária. O acesso pode ser feito pelo editor Wiley na opção Buscar Periódico ou pelo título na opção Buscar Base.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.